Quer aprender como funciona a jornada de gestão de denúncias e as investigações corporativas? Este artigo foi desenvolvido a partir do workshop realizado em 03 de novembro de 2022, pelo Ouvidor Digital, que tratou sobre Gestão de denúncias e investigações internas na prática. O painel foi conduzido por Giovani Saavedra, Head de Direito Digital e Compliance do Saavedra & Gottschefsky – Sociedade de Advogados, e por Paulo Acorroni, CEO do Ouvidor Digital.
Canal de denúncias como ferramenta de captura de relatos com informação necessária ao processo de investigação
O processo de investigação se dá a partir de um relato feito em um canal de denúncias. Para que esse processo seja feito da melhor forma possível e sem riscos de vazamentos ou conflito de interesses, é necessário que sejam estabelecidos princípios que envolvem a governança aplicada à área de investigações corporativas.
Para garantir que não haja conflito de interesses e também mantenha o anonimato do denunciante, a escolha do canal de denúncias deve ser feita pensando nos recursos oferecidos pela ferramenta.
Como funciona a jornada de realização e gestão da denúncia
Em primeiro lugar, o público, tanto interno quanto externo, precisa conhecer o canal. Mais do que saber qual é o link de acesso, é necessário que os stakeholders saibam o que é, para que serve, quais são os tipos de denúncia que podem ser feitas, como identificar desvios de conduta e qual é a diferença entre um canal de denúncias e uma ouvidoria. Não queremos que as pessoas utilizem o canal para fazer uma fofoca, não é mesmo?
Uma vez sabendo como identificar esse tipo de situação, ao presenciar ou tomar ciência de desvios de conduta, o denunciante pode realizar um relato no canal de denúncias. Do outro lado, a denúncia é recebida por um especialista, que realiza a triagem e a curadoria das denúncias para encaminhar ao Comitê de Investigação da empresa.
Em seguida, se o relato for procedente, o Comitê conduz a investigação e o tratamento. O Canal de Denúncias do Ouvidor Digital oferece indicadores para retroalimentar o programa de integridade e compliance das empresas.
Gestão de denúncia vs. investigação
Nem todas as denúncias realizadas no canal vão acionar uma investigação corporativa. A triagem é feita por uma equipe que vai indicar se o relato é procedente e passível de investigação, já que existem denúncias que podem ser apuradas de maneira mais simples pelos membros do Comitê de Ética da empresa.
Se a denúncia envolver condutas que podem gerar processos judiciais contra a organização, é necessária uma investigação mais aprofundada com uma equipe especializada, que pode ser terceirizada, explicou Dr. Saavedra.
O papel da investigação é apurar e responder as questões fundamentais para identificar:
- Os autores
- A ação denunciada
- Quem são as vítimas
- Quem testemunhou
- Onde ocorreu
- De que forma ocorreu
- Quais as razões que levaram ao fato
- Qual é o impacto financeiro
Com essas informações em mãos, a equipe de investigação pode determinar o que deve ser feito, com base nas exigências do compliance e da governança interna. E, a partir desses dados, a empresa pode (e deve!) adotar procedimentos para prevenir a reincidência, com a utilização de treinamentos ou novos protocolos de segurança, por exemplo.
Assista ao workshop na íntegra
Para assistir ao workshop completo, clique aqui.
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O Ouvidor Digital tem como propósito fortalecer a cultura ética nas organizações, aliando as melhores práticas de Governança, Riscos e Compliance à tecnologia e inovação (com uso de automação conversacional – Inteligência Artificial, data analytics, chatbot).
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