Canal de Denúncias

    Você sabe o que é denuncismo?

    16 de maio, 2023

    Você sabe o que é denuncismo?

    Você sabe o que é denuncismo?

    O canal de denúncias é um dos maiores pilares de um Programa de Compliance e a ferramenta ideal para combater o assédio nas empresas, como já foi dito aqui anteriormente, no entanto, algumas precauções devem ser tomadas para que ele performe de forma satisfatória.

    O denuncismo é o mau uso do canal de denúncias, podemos conceituar como: Relatos sensacionalistas, com maldade ou apenas com a intenção de ofender e atingir a reputação de alguém da empresa.

    Este tipo de relato prejudica o canal de denúncias poluindo o canal e dificultando as investigações do Comitê de Ética.

    Portanto, o canal de denúncias precisa ser utilizado com responsabilidade por todos.

    No artigo de hoje, viemos elucidar sobre quais são os tipos de denúncias que precisam ser feitas e quais devem ser evitadas e ainda como combater o denuncismo dentro de sua empresa.

    Quais são os tipos de denúncias devem ser feitas?

    • Assédio Moral
    • Assédio Sexual
    • Corrupção
    • Suborno 
    • Desvio de Conduta
    • Roubo
    • Condutas Antiéticas 

    Quais são os tipos de denúncias devemos evitar?

    • Denúncias inverídicas 
    • Fofocas
    • Intrigas

    Como combater o Denuncismo dentro de sua empresa?

    É de suma importância promover uma Cultura de Compliance através de 3 pontos:

    1. Engajamento da alta liderança ( tone at the top) 

    A alta administração deve estar engajada no projeto e deve ser exemplo, as regras deverão ser aplicáveis a todos os colaboradores sem distinção de cargo. 

    1. Elabore treinamentos para todos os colaboradores

     É primordial elaborar treinamentos para que todos conheçam o Código de Ética e Conduta da empresa.  Para que o treinamento seja eficaz é necessário conhecer o público e qual é a melhor forma de comunicação, seja uma palestra no auditório, ou uma tirinha exemplificando o que é denuncismo ou um treinamento de ensino à distância. 

     Nós, do Ouvidor Digital, promovemos treinamentos e campanhas de endomarketing com a finalidade de combater o denuncismo nas empresas.

    Para baixar o nosso cartaz clique aqui.

    1.  Demonstrar a importância da responsabilidade compartilhada

     É de extrema importância que a alta liderança demonstre que o Canal de Denúncias deve ser usado de forma correta e a responsabilidade é de todos. 

    Conclusão:

    O denuncismo é o mau uso do canal de denúncias e pode atrapalhar o Comitê de Ética em suas investigações, além disso, sobrecarrega o canal de comunicações com denúncias inverídicas.

    Para que o canal funcione corretamente é necessária a colaboração de todos.

    Nós do Ouvidor Digital estamos engajados contra o Denuncismo e promovemos treinamentos e campanhas com a finalidade de combater esse problema.

    Conheça o Ouvidor Digital através do nosso site aqui

    Saiba os benefícios de um canal de denúncias aqui.

    CONTEÚDOS

    Relacionados

    Tudo que você precisa saber sobre as legislações para Canal de Irregularidades (Denúncias)

    Você sabia que o canal de denúncias é um dos principais pilares de um Programa de Integridade e a ferramenta ideal para combater o assédio em sua
    LEIA MAIS
    Fraude e corrupção

    Fraude e Corrupção: Entenda as Diferenças e Como Prevenir Esses Riscos na Sua Empresa

    Fraude e corrupção são duas ameaças sérias à integridade das organizações — e entender a diferença entre elas é o primeiro passo para combatê-las de forma eficaz.
    LEIA MAIS

    Documentário: Enron – Os mais espertos da sala

    O documentário “Os mais espertos da sala” (The smartest guys in the room), de 2005 trata da queda de umas das empresas mais admiradas dos Estados Unidos:
    LEIA MAIS