
Você sabe o que é denuncismo?
O canal de denúncias é um dos maiores pilares de um Programa de Compliance e a ferramenta ideal para combater o assédio nas empresas, como já foi dito aqui anteriormente, no entanto, algumas precauções devem ser tomadas para que ele performe de forma satisfatória.
O denuncismo é o mau uso do canal de denúncias, podemos conceituar como: Relatos sensacionalistas, com maldade ou apenas com a intenção de ofender e atingir a reputação de alguém da empresa.
Este tipo de relato prejudica o canal de denúncias poluindo o canal e dificultando as investigações do Comitê de Ética.
Portanto, o canal de denúncias precisa ser utilizado com responsabilidade por todos.
No artigo de hoje, viemos elucidar sobre quais são os tipos de denúncias que precisam ser feitas e quais devem ser evitadas e ainda como combater o denuncismo dentro de sua empresa.
Quais são os tipos de denúncias devem ser feitas?
- Assédio Moral
- Assédio Sexual
- Corrupção
- Suborno
- Desvio de Conduta
- Roubo
- Condutas Antiéticas
Quais são os tipos de denúncias devemos evitar?
- Denúncias inverídicas
- Fofocas
- Intrigas
Como combater o Denuncismo dentro de sua empresa?
É de suma importância promover uma Cultura de Compliance através de 3 pontos:
- Engajamento da alta liderança ( tone at the top)
A alta administração deve estar engajada no projeto e deve ser exemplo, as regras deverão ser aplicáveis a todos os colaboradores sem distinção de cargo.
- Elabore treinamentos para todos os colaboradores
É primordial elaborar treinamentos para que todos conheçam o Código de Ética e Conduta da empresa. Para que o treinamento seja eficaz é necessário conhecer o público e qual é a melhor forma de comunicação, seja uma palestra no auditório, ou uma tirinha exemplificando o que é denuncismo ou um treinamento de ensino à distância.
Nós, do Ouvidor Digital, promovemos treinamentos e campanhas de endomarketing com a finalidade de combater o denuncismo nas empresas.
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- Demonstrar a importância da responsabilidade compartilhada
É de extrema importância que a alta liderança demonstre que o Canal de Denúncias deve ser usado de forma correta e a responsabilidade é de todos.
Conclusão:
O denuncismo é o mau uso do canal de denúncias e pode atrapalhar o Comitê de Ética em suas investigações, além disso, sobrecarrega o canal de comunicações com denúncias inverídicas.
Para que o canal funcione corretamente é necessária a colaboração de todos.
Nós do Ouvidor Digital estamos engajados contra o Denuncismo e promovemos treinamentos e campanhas com a finalidade de combater esse problema.
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