Atualmente, os ambientes empresariais estão cada vez mais exigentes em termos de integridade, ética e transparência, e o canal de denúncias deixou de ser uma ferramenta exclusiva de grandes corporações. Para PMEs, um canal de denúncias bem estruturado pode representar não apenas o cumprimento de requisitos legais, mas também uma poderosa oportunidade para alavancar a construção da cultura de integridade e ética.
Nesse contexto, ter uma ferramenta de canal de denúncias eficiente e eficaz e contar com o apoio de consultorias especializadas no tratamento das denúncias pode fazer toda a diferença ao traduzir boas práticas em soluções realistas, compatíveis com a estrutura da empresa.
Mas como estruturar um canal de denúncias confiável? Neste artigo, propomos um passo a passo para a implementação dessa ferramenta estratégica de forma realista e eficaz.
Por que PMEs precisam de um canal de denúncias?
Ainda que não estejam sujeitas às mesmas obrigações regulatórias e mercadológicas de grandes empresas, as PMEs enfrentam riscos semelhantes: fraudes, assédio, conflitos de interesse, uso indevido de recursos, corrupção, entre outros. Muitas vezes, esses riscos são agravados por estruturas enxutas e relações de trabalho mais informais.
Um canal de denúncias permite:
- Identificar irregularidades;
- Reduzir perdas financeiras;
- Reduzir impactos reputacionais negativos;
- Promover um ambiente seguro e respeitoso para todos os colaboradores;
- Desenvolver uma cultura organizacional orientada por valores éticos; e
- Fortalecer a governança e a confiança interna.
Empresas que contam com orientação técnica desde a fase de diagnóstico de riscos conseguem estruturar o canal de denúncias de forma mais aderente à sua realidade, aumentando sua efetividade.
Quais características tornam um canal de denúncias confiável?
Não basta “ter um canal”. Ele precisa ser efetivo e confiável. Um canal de denúncias eficaz se sustenta em características próprias como:
– Acessibilidade:
O canal deve estar disponível a todos, desde funcionários, fornecedores, parceiros, até clientes. Sua interface deve prezar por utilizar uma comunicação clara e simples.
– Sigilo e Confidencialidade:
Proteger a identidade do denunciante é essencial para encorajar o uso do canal.
– Imparcialidade:
Todas as denúncias devem ser tratadas de forma imparcial e justa, sem favorecimentos ou julgamentos prévios.
– Não retaliação:
A empresa deve garantir que o denunciante não sofrerá represálias. Isso precisa ser mais que discurso: deve ser prática, com respaldo de políticas claras e treinamentos recorrentes, frentes em que um suporte especializado é um diferencial.
Como estruturar um canal de denúncias em PMEs
- Comece avaliando se a sua empresa:
- Conta com um setor ou pessoa responsável por ética, compliance ou recursos humanos?
- Dispõe de orçamento (pode ser pequeno!) para contratar uma solução terceirizada?
- Escolha o formato mais adequado
A escolha depende do porte da empresa, do perfil dos funcionários e do tipo de denúncias que se deseja acolher.
As principais opções são:
- Plataforma Online;
- Telefone; e
- Whatsapp.
A definição do canal ideal deve levar em conta aspectos técnicos e isso é algo que pode ser facilitado com apoio qualificado.
- Defina quem receberá e analisará as denúncias
O canal precisa ter responsáveis bem definidos, que devem atuar com confidencialidade, independência e preparo. O ideal é que quem avalia as denúncias não esteja diretamente envolvido com os casos relatados, para evitar conflitos de interesse.
Em empresas de pequeno e médio porte, a responsabilidade pode recair sobre:
- A área de compliance;
- A área de recursos humanos;
- Um comitê de ética, mesmo que informal (duas ou três pessoas com perfis diversos); e
- Um consultor externo, se houver orçamento.
- Estabeleça um fluxo de tratamento
Um canal de denúncias precisa ter clareza de como as informações serão recebidas, analisadas, encaminhadas e resolvidas. Para isso, crie uma política de canal de denúncias e defina:
- Como serão tratados os relatos;
- Prazos de resposta e de investigação;
- Possíveis encaminhamentos (medidas disciplinares e/ou medidas corretivas); e
- Registro e arquivamento seguro das informações.
Modelos, protocolos e planos de resposta já testados em outras organizações é uma grande vantagem. Conte com o suporte de uma consultoria que possa te apoiar nessa trajetória.
- Comunique e sensibilize a equipe
A comunicação é a chave do sucesso do canal. Não basta implementá-lo, é preciso apresentá-lo à equipe e reforçar constantemente sua importância.
Algumas ações que ajudam:
- Campanhas internas com linguagem acessível;
- Inclusão do canal em materiais de onboarding e treinamentos; e
- Comunicação clara sobre a política de não retaliação.
- Garanta a proteção do denunciante
A segurança psicológica e a confiança são os fatores mais relevantes para que um canal funcione. Se as pessoas temem represálias, dificilmente se manifestarão no canal.
Por isso, é importante:
- Permitir denúncias anônimas (mesmo que limitadas);
- Garantir a confidencialidade dos relatos;
- Tratar com seriedade qualquer tentativa de retaliação; e
- Reforçar continuamente a cultura de respeito e escuta.
Estruturar um canal de denúncias confiável em uma PME é totalmente possível e altamente desejável. Com sensibilidade, estratégia e foco na cultura da empresa, é viável implementar uma ferramenta simples, porém eficaz, que funcione como radar ético da organização.
Contar com uma ferramenta especializada de canal de denúncias e uma consultoria ao longo do processo de implementação de um canal de denúncias, garante não só agilidade e adequação à realidade da empresa, mas também segurança, imparcialidade e maior adesão dos colaboradores.
Se a sua empresa está pronta para dar o próximo passo rumo a um ambiente mais íntegro e confiável, a equipe do Ouvidor Digital e da CompliancePME podem te ajudar, desde a estruturação, implementação do canal até treinamentos, políticas e investigações.
Artigo escrito em parceria com a CompliancePME.




