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Canal de denúncias externo x interno

Você sabe a diferença entre Canal de Denúncias Interno x Externo?

O Canal de Denúncias é um dos principais pilares de um Programa de Compliance.

50% das fraudes ocorridas em empresas são descobertas por meio de Canal de Denúncias.

No entanto, ainda existem muitas dúvidas sobre qual canal deverá ser escolhido por sua empresa.

Neste artigo, descobriremos quais as diferenças entre o Canal de Denúncias Interno e Externo.

O que é um canal de denúncias?

O Canal de Denúncias é uma ferramenta que a empresa adota para detectar fraudes, condutas antiéticas e descumprimento da legislação.

Existem diversos meios de contato e os principais são o e-mail, linha telefônica, link no site e WhatsApp.

O principal objeto do Canal de Integridade, como também pode ser chamado, é incentivar colaboradores, clientes e fornecedores a compartilharem informações que estejam em desacordo com o Código de Ética da empresa ou que ferem a legislação.

Saiba a Diferença entre Canal de Denúncias Externo e Interno

Canal de Denúncias Interno:

  • Ferramenta criada e gerenciada pela empresa, como um formulário on-line ou caixa de e-mail.

Canal de Denúncias Externo:

  • Criado por fornecedor independente, como empresas de consultoria especializadas em investigações ou empresas contratadas para manter a confidencialidade e a imparcialidade.

O que a legislação exige?

O ordenamento jurídico dispõe sobre a importância da garantia do anonimato e a proteção dos denunciantes de boa-fé para o sucesso do Canal de Denúncias.

No Artigo 57, X, do Decreto 11.129/22, que regulamenta a Lei Anticorrupção consta “canais de denúncia de irregularidades, abertos e amplamente divulgados a funcionários e terceiros, e mecanismos destinados ao tratamento das denúncias e à proteção de denunciantes de boa-fé” como um dos parâmetros para avaliação do programa de integridade.

Além disso, a lei 14.457/22 também exige canal de denúncias para empresas com CIPA estabelecida. Leia o artigo que preparamos para entender melhor as exigências da lei que criou o Programa Emprega + Mulheres.

No caso do canal de denúncias interno, o anonimato do denunciante pode não ser garantido. Os denunciantes poderão ficar inseguros de reportar por medo de serem identificados e sofrerem algum tipo de retaliação na empresa. Como resultado, reflete na qualidade dos relatos e no desempenho do Canal de Denúncias.

Por este motivo, os Canais Externos recebem 6x mais denúncias que os Canais de Denúncias internos.

Ademais, Canais de Denúncias Externos causam maior credibilidade perante os fornecedores, clientes, órgãos fiscalizadores e demais stakeholders.

A sociedade e o mercado têm preferido empresas que prezam pela transparência e a ética como forma de mitigar seus riscos.

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