Canal de Denúncias, Compliance

    10 dicas essenciais para um canal de denúncias efetivo

    10 de janeiro, 2025

    dicas para um canal de denúncias efetivo

    O canal de denúncias é um elemento fundamental em um programa de integridade. Existem diversos benefícios que as empresas podem colher ao utilizar corretamente o canal, como diminuição dos prejuízos causados por fraudes, diminuição do assédio e melhora no clima organizacional. 


    Para que a sua empresa possa desfrutar de tudo isso e muito mais, preparamos algumas dicas a seguir: 

    Fase de implementação

    As dicas abaixo são muito importantes para implementar o canal de denúncias do jeito certo e garantir a efetividade e o engajamento dos usuários. 

    Utilize um canal externo independente

    Nós já falamos sobre os benefícios do canal de denúncias independente, que incluem a confiança e a segurança. 

    • confiança: os colaboradores se mostram mais confortáveis para fazer relatos a pessoas ou sistemas fora da organização;
    • segurança: maior segurança das informações e garantia de anonimato ao denunciante.

    Defina o escopo do canal de denúncias

    É necessário atrelar ao objetivo do projeto e também à matriz de riscos da empresa.

    Escolha um canal com acessibilidade

    Com a grande diversidade de pessoas com diferentes perfis e necessidades, é um desafio levar o canal de denúncias ao alcance de todos de maneira simples e intuitiva. O uso de tecnologia adequada para a captação dos relatos garante a acessibilidade para todas as necessidades e a disponibilidade 24h por dia, todos os dias. 

    Prepare uma estrutura adequada dentro da empresa

    Além da contratação do software para a captação dos relatos, a empresa precisa realizar algumas adequações internas para garantir a efetividade do canal de denúncias, como:

    • engajamento da alta liderança;
    • equipe técnica capacitada e dedicada à gestão do canal;
    • Comitê de Ética definido e devidamente arregimentado;
    • criação de uma Política de Gestão do canal (passo a passo do recebimento até o encerramento dos relatos);
    • procedimentos de apuração bem definidos;
    • criação de política de medidas disciplinares.

    Gestão e efetividade

    O canal de denúncias é um elemento fundamental em um programa de integridade, mas as empresas devem considerar algumas práticas ao estabelecerem ou aprimorarem seus canais. 

    Dissemine a cultura de integridade

    • a integridade deve ser assunto de destaque na Missão, Visão, Valores e outros documentos formais da empresa;
    • é necessário realizar campanhas de treinamento e sensibilização;
    • deve ser perene: desde a entrada do colaborador e durante toda a jornada na empresa;
    • diferentes tipos de comunicação para diferentes públicos: os colaboradores devem perceber a integridade no dia a dia;
    • online e offline: é preciso alcançar o público administrativo e operacional;

    Promova treinamentos

    O treinamento de integridade é uma ação de prevenção e orientação sobre a conduta esperada dos colaboradores. Além disso, é uma forma de disseminação da cultura de integridade.  A participação de toda a organização é fundamental para garantir que todos estejam alinhados no assunto. 

    Tenha uma equipe de triagem e apuração

    A triagem será realizada pela definição dos especialistas designados para cuidar do relato. Em seguida, o processo de apuração será iniciado. O investigador deverá estudar as informações contidas na denúncia e avaliar se são suficientes para definir a estratégia de apuração e entrevistas (quando necessário). Ao término de uma apuração, um relatório deve registrar as informações mais relevantes, incluindo a metodologia utilizada, atividades realizadas e as evidências encontradas. 

    Reporte ao Comitê de Integridade

    O relatório de apuração deverá ser submetido ao Comitê de Integridade para apreciação. Em seguida, o Comitê irá acolher os fatos investigados e decidir sobre a aplicação de medidas disciplinares. 

    Tome decisões estratégicas

    Com base nos dados e indicadores operacionais do canal de denúncias, recomenda-se que ações de prevenção aos desvios de conduta e infrações à legislação sejam definidas e implementadas. Assim, garante-se que o canal de denúncias seja uma ferramenta efetiva de gestão e retroalimente toda a estrutura do Programa de Integridade e Compliance. 

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    O Ouvidor Digital tem como propósito fortalecer a cultura ética nas organizações, aliando as melhores práticas de Governança, Riscos e Compliance à tecnologia e inovação (com uso de automação conversacional – Inteligência Artificial, data analytics, chatbot).

    Nós utilizamos inteligência artificial e aplicações conversacionais para captação de denúncias e de forma pioneira via WhatsApp, Telefone (automatizado) e Web (responsivo). 

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