
O Canal de denúncias é muitas vezes confundido com a Ouvidoria, mas as duas ferramentas possuem funções distintas.
No artigo de hoje, resolvemos destacar as diferenças entre Ouvidoria e Canal de Denúncias para que você não possa confundir nunca mais.
Não deixe de conferir.
O que é um Canal de Denúncias?
O Canal de Denúncias, também chamado de Canal de Integridade, faz parte de um dos principais pilares de um Programa de Compliance efetivo.
50% dos fraudes ocorridas em empresas são descobertas através de Canal de Denúncias.
O propósito do Canal de Denúncias é dar voz aos denunciantes para que eles se sintam confortáveis para reportar as irregularidades.
Vale ressaltar que devem funcionar de forma independente e imparcial.
É fundamental que o Canal de Denúncia seja externo para que possa proteger a confidencialidade do denunciante.
O que é uma Ouvidoria?
O Sistema de Ouvidoria é um espaço onde os clientes podem fazer reclamações, sugestões de melhoria, elogios.
Ele trata as reclamações que não foram solucionadas pelo atendimento habitual ou por canais de atendimento competentes, como, por exemplo, os serviços de atendimento ao consumidor.
Agora que você já aprendeu a diferença entre Canal de Denúncias e Ouvidoria, não deixe de conferir o artigo Compliance no combate à desigualdade de gênero.




