Neste ano, o Ouvidor Digital completa 5 anos de existência. Começamos do zero e hoje somos uma multinacional especialista em Canal de Denúncias e Sistema de Ouvidoria com tecnologia de ponta e excelência no atendimento. No artigo de hoje contaremos como começamos, quais são os nossos propósitos, o que já atingimos e onde queremos chegar.
Fundação do Ouvidor Digital
Como um apaixonado por história e negócios, nosso fundador e hoje CRO (Chief Revenue Officer), Daniel Dabés, que trabalhou com Marketing e Product Management em grandes empresas de tecnologia, sempre teve uma curiosidade insaciável, especialmente em relação ao entendimento das relações econômicas, cases de empreendedorismo e prosperidade das empresas.
Em 2007, ao assistir um documentário sobre a fraude na Enron, uma das maiores empresas de energia do mundo, Daniel foi marcado pela maneira como milhares de indivíduos foram afetados pelo caso, que revelou o poder destrutivo que uma organização tão grande e estruturada como a Enron poderia ter.
O envolvimento de Daniel com o Compliance se aprofundou quando se tornou Business Developer para uma solução de SaaS E-procurement em 2014, no auge da Operação Lava Jato. No ano anterior, já havia visto a sanção da Lei Anticorrupção, que estabeleceu regras mais rígidas para empresas e gestores envolvidos em atos de corrupção. Percebendo a atuação do governo, Daniel enxergou uma oportunidade de empreender nessa área.
Assim, em 2018, surgiu o Ouvidor Digital, concebido para suprir uma lacuna no mercado, negligenciada pelas empresas tradicionais de canais de denúncias.
“Idealizei o Ouvidor Digital como uma solução acessível e fácil de usar, capaz de democratizar o Compliance nas pequenas e médias empresas, ao derrubar barreiras técnicas e comerciais.”
Daniel Dabés, CRO do Ouvidor Digital
Para a nossa surpresa e satisfação, o primeiro cliente foi uma empresa com mais de mil funcionários, O Grupo ReciclaBR, líder em seu segmento. Esse primeiro contrato o fez perceber que o Ouvidor Digital também precisava se posicionar para atender grandes empresas, oferecendo inovação e facilidades não disponíveis no mercado até então.
Referência técnica
Ainda em 2018, Paulo Acorroni, que hoje é o nosso Chief Executive Officer (CEO), ingressou como consultor técnico. Engenheiro Especialista em Gerenciamento de Projetos, Paulo chegou com um sólido background no Compliance, o que possibilitou novas oportunidades de negócios para o Ouvidor Digital.
Para além da teoria, Paulo adquiriu uma ampla experiência no compliance em seu período como Engenheiro de Riscos na Samarco, onde atuou no Gerenciamento de Riscos e participou como membro técnico na Gestão de Crises e Recuperação Ambiental, após o rompimento da barragem em Mariana, em 2015. Esse período permitiu que Paulo vivesse o Compliance de forma prática e percebesse a importância de um canal de denúncias para detecção de possíveis violações às condutas éticas ou descumprimento de leis.
Paulo Acorroni também empreendeu como consultor na área de compliance, atuando para implementar programas de conformidade, análise de riscos e desenho de todos os processos para empresas.
Toda essa bagagem veio para complementar a ideia e a visão de Daniel para o Ouvidor Digital, pois Paulo vinha de um modelo de negócios mais tradicional e conhecia pouco sobre estratégias de negócios de tecnologia. Essa parceria foi um diferencial interessante para a nossa empresa.
“À medida que fui conhecendo um pouco melhor, eu consegui ver a oportunidade de impactarmos positivamente cada vez mais empresas e cada vez mais pessoas com a distribuição de uma ferramenta tecnológica”
Paulo Acorroni, CEO do Ouvidor Digital
Com essa parceria, o Ouvidor Digital conquistou os primeiros clientes e deu os primeiros passos no mercado, até que por meio de feedbacks, notou-se a necessidade de implementar novos recursos mais aderentes aos clientes.
Avanço tecnológico
Uma postura inovadora exige que estejamos sempre em busca de oferecer a melhor tecnologia para os nossos clientes. Com essa visão e a necessidade de novos recursos e de aprimorar o produto, o Engenheiro de Computação Rafael Pacheco, ingressou como Chief Technology Officer (CTO) ao final de 2019.
Assim, foi desenvolvido o Ouvidor Digital 2.0, o que permitiu ampliar imediatamente o mercado endereçável com uma solução mais completa, interface simples e intuitiva.
Rafael, com mais de sete anos de experiência prática em interfaces conversacionais e Inteligência Artificial adquirida na Take Blip, trouxe um valioso domínio nessa área para o Ouvidor Digital. Sua chegada foi novamente uma vantagem importante para o desenvolvimento da empresa, pois permitiu explorar novas possibilidades e inovações. Com base em sua expertise, Rafael propôs a criação de um canal de denúncias via WhatsApp, adicionando mais uma opção de comunicação acessível, segura e conveniente para os usuários do Ouvidor Digital.
Essa iniciativa expandiu ainda mais o alcance da plataforma, atendendo às necessidades e preferências de um público diversificado e fortalecendo a posição da empresa no mercado. Hoje, mais de 60% dos nossos clientes utilizam essa funcionalidade no WhatsApp.
“Um dos nossos diferenciais, além de conseguir nos comunicarmos de uma forma que todo mundo entende, de simplificar o que às vezes parece muito complexo, de tirar um pouco da burocracia de uma área que é muito burocrática, é a inovação. E nós temos a inovação no nosso DNA.”
Rafael Pacheco, CTO do Ouvidor Digital
Inovação
A nossa primeira solução proporcionou que empresas de todos os portes tivessem acesso à alta tecnologia com preço acessível, substituindo processos tradicionais e burocráticos por uma experiência digital ágil e transparente. Ao longo dos anos, tivemos uma grande evolução em nossos produtos, sempre impulsionada por uma cultura de constante aprimoramento e compromisso com a satisfação dos nossos clientes.
Quando ainda nem se falava de Inteligência Artificial para o mercado de compliance, percebemos a importância de incorporar essa tecnologia em sua plataforma e fomos a primeira empresa do segmento a introduzir chatbots inteligentes.
Hoje, o nosso Canal de Denúncias pode ser acessado via Web App, WhatsApp e 0800 de forma automatizada e responsiva. O uso da inteligência artificial nos permite a captura dos relatos de forma íntegra e padronizada, proporcionando conforto, segurança e privacidade ao denunciante. Também com a ajuda da IA, o nosso produto otimizou ainda mais o trabalho das equipes de compliance, possibilitando a geração de indicadores para tomada de decisões estratégicas.
Cultura Organizacional
Um forte alicerce para o sucesso de qualquer empresa reside na sua Cultura Organizacional. Ela representa um conjunto de missão, visão e valores compartilhados por todos os nossos Ouvidores.
Missão
Apoiar pessoas na construção de organizações mais éticas e transparentes.
Visão
Impactar positivamente a vida de 100 milhões de pessoas, ajudando a construir organizações mais íntegras e confiáveis em todo o mundo.
Valores
- Integridade
- Comprometimento
- Foco no cliente, nas pessoas e no resultado
- Postura Inovadora
- Consciência Social
Na nossa empresa, essa cultura tem suas raízes nos valores dos sócios e na união dos colaboradores. Cada membro da nossa equipe desempenha um papel essencial na manutenção e no fortalecimento dessa cultura, o que nos impulsiona a alcançar resultados extraordinários.
Expansão Nacional e Internacional
A nossa solução já está presente em 14 países. Marcamos presença com nossos escritórios em Belo Horizonte, São Paulo e Florianópolis, fortalecemos a nossa marca como referência no Brasil e consolidamos a nossa expansão internacional através do WhistleOn, desde 2021, abrindo a sede em Lisboa para focar no mercado europeu. Dessa forma, somos a única multinacional brasileira do nosso setor.
Em São Paulo, temos o privilégio de fazer parte do Cubo Itaú. O Cubo é uma das maiores iniciativas de empreendedorismo tecnológico da América Latina e em 2022 passamos a fazer parte dessa seleta comunidade. Por termos uma solução tecnológica voltada para a transformação da realidade social, ambiental e de governança do Brasil, integramos o hub ESG desse ecossistema.
Os próximos 5 anos
A nossa expectativa é causar um impacto positivo na vida de um número cada vez maior de pessoas diariamente. Acreditamos firmemente que a integridade corporativa e o compliance não devem ser privilégios exclusivos de grandes empresas.
Ao levar nossa ferramenta para dentro das organizações, temos a oportunidade de afetar diretamente a vida de pessoas físicas, ao inibir e detectar casos que, na maioria das vezes, permaneceriam ocultos sem um canal apropriado e anônimo.
Impulsionados pela combinação de fatores que nos conduziram até aqui e com a ousadia que nos guia, continuaremos inovando. O potencial de uso da IA é extraordinário e estamos na vanguarda desse processo para uso no compliance. Continuaremos a impactar a vida de milhões de pessoas e ajudando a construir organizações mais éticas e transparentes em todo o mundo.