Canal de Denúncias

    Report de Denúncias nas Empresas – 1º Trimestre de 2022

    19 de dezembro, 2023

    Report de Denúncias nas Empresas

    A Ouvidor Digital divulgou o seu Report de Denúncias nas Empresas’ referente ao período do 1º Trimestre de 2022. A amostragem de dados dos relatos abrange a dimensão de mais 600 empresas em nove países, que possuem o Canal de Denúncias Ouvidor Digital.

    Confira abaixo os destaques dos indicadores do Report:

    • Foram mais de 11.870 relatos recebidos através da Plataforma;
    • 9.592 são relatos procedentes. Isso significa que a Ouvidor Digital ajudou a identificar 9.592 casos, de janeiro a março. Foram considerados não qualificados 2.264 relatos. E as empresas descartaram 1.111 manifestações;
    • A maioria dos incidentes é referente a casos de assédio moral nas organizações: 32,04%. O segundo tipo de incidente mais recorrente é conflito de interesses, com 7,6%. Em seguida vêm os casos de fraude, que correspondem a 5,6%; infração de direitos com 4,8%; e os relatos sobre assédio sexual equivalem a 4%;
    • Nesse Report revela-se a tendência que veio para ficar: a preferência de manifestar o relato por meio do canal WebApp e do WhatsApp. Mais de 80% dos usuários escolhem o meio digital pela facilidade de acesso; pelo momento que for mais conveniente; sentimento de menor exposição, mais segurança ao anonimato, e de mais conforto, por não haver um ser humano do outro lado da linha pressionando com perguntas. Sem esquecer que essas possibilidades em canal digital ainda otimizam o relato: afinal, a comunicação escrita tem caráter de exatidão e precisão. Só vemos vantagens!;
    • Sobre o horário de pico de recebimento de denúncias, evidencia-se a faixa entre 17h e 19h, que chega aos 37,1% da amostragem. Na sequência, outra faixa de horário em que ocorrem mais manifestações é entre 12h e 14h, correspondendo a 27,3%;
    • Quanto ao perfil de denunciantes, a maior parcela dos relatos é registrada por colaboradores: 57%. Por isso que aqui no Blog, não cansamos de ressaltar o quanto é importante a empresa trabalhar a cultura de integridade na comunicação interna, o resultado sempre vem, seja na melhora do clima organizacional, na mitigação das ocorrências de atos ilícitos e até na redução das penas de eventuais condenações judiciais.

    Em breve nós divulgaremos aqui o próximo Report de Denúncias da Ouvidor Digital, referente ao 2º Trimestre de 2022. Aguardem!

    A sua empresa já possui um canal de denúncias? Converse conosco!

    CONTEÚDOS

    Relacionados

    ISO 37301 : Conheça a nova Norma de Sistema de Gestão de Compliance

    A certificação ISO 37301 - Sistemas de Gestão de Compliance - foi publicada no dia 13 de abril de 2021 e normatiza os sistemas de gestão de
    LEIA MAIS

    Abril Verde: Prevenção ao Assédio e Construção de um Ambiente de Trabalho Seguro e Saudável

    O mês de abril é dedicado à conscientização sobre saúde e segurança no trabalho. O chamado Abril Verde destaca a importância dessas práticas, especialmente com as recentes
    LEIA MAIS