Canal de Denúncias, ESG, Recursos Humanos

    ESG e Canal de Denúncias são diferenciais em retomada econômica

    19 de dezembro, 2023

    ESG e Canal de Denúncias
    Fonte: Freepik

    A pandemia do Covid-19, o combate ao racismo e a desigualdade de gênero, os desastres ambientais têm um ponto em comum nestas três letras, isto é, ESG – Environmental (Ambiental), Social (Social) e Governance (Governança) – que estão sendo cada vez mais abordadas no mundo corporativo. 

    A Governança das empresas têm mudado e alguns comportamentos que eram tolerados, hoje não são mais aceitos. 

    Posto isto, é muito importante demonstrar para o mercado e aos investidores que a empresa é sustentável, possui uma cultura ética e é transparente. 

    De acordo com recente pesquisa, da EY Global Climate Change and Sustainability Services Leader, os investidores estão contando, cada vez mais, com informações ESG na procura por dados de grau de investimento, para apoiar seus processos de tomada de decisões que incluem governança e compliance, direitos humanos e sustentabilidade.

    Na pandemia do novo coronavírus, elevou-se ainda mais a importância de empresas deste tipo, pois se mostram mais resilientes em momentos de crise e incertezas. 

    Considerando que os efeitos da Pandemia, dificilmente, diminuirão a curto prazo. Entender a importância dos critérios é primordial para a longevidade da empresa e permitir o acesso ao financiamento a fim de gerar empregos e renda. 

    Fique conosco e entenda quais são esses critérios e como o Canal de Denúncias pode auxiliar a atender os pilares ESG. 

    Quais são os pilares ESG?

    pilares ESG

    Meio Ambiente

    A tragédia de Brumadinho, o incêndio da Amazônia e o vazamento de óleo na praias do Nordeste chamou muita atenção do mundo inteiro para a questão ambiental do Brasil em 2019. 

    Em janeiro de 2020, a BlackRock, maior gestora de ativos do mundo, afirmou que o aquecimento global passará a estar no cerne de suas políticas de investimentos. 

    ​No que tange a Sustentabilidade, não estamos falando apenas de proteção à natureza e todas as temáticas verdes, mas em políticas de proteção a própria sociedade humana. 

    Social

    Na prática, são as condições de trabalho que a empresa oferece aos funcionários, os cuidados com a segurança do trabalho, diversidade no quadro de funcionários, etc.

    O Canal de Denúncias é um mecanismo eficaz para garantir a segurança e a saúde no ambiente de trabalho.

    Governança

    A governança engloba os sistemas de política de controle, como o Código de ética, canal de denúncias, Programa de Compliance.

    As micro e pequenas empresas que queiram crescer no mercado atual devem investir em estar em Compliance.

    Já as de médio e grande porte precisam ter o ESG para desenvolver-se.

    [the_ad id=”4230″]

    [the_ad id=”4229″]

    CONTEÚDOS

    Relacionados

    Confira como foi o Webinário sobre Ética e Compliance do Ouvidor Digital

    Ontem, (29) , ocorreu o Segundo Webinário do Ouvidor Digital sobre Como o Comportamento Humano pode influenciar na adesão de um programa de Compliance contando com presença
    LEIA MAIS

    Ouvidor Digital é o canal oficial do Comitê Olímpico do Brasil

    As olimpíadas de Tóquio, finalmente, estão chegando! Depois de um período tão difícil, poderemos novamente ver, sorrir, gritar, chorar e nos emocionar com os melhores atletas do
    LEIA MAIS

    Você sabe a diferença entre Canal de Denúncia e Ouvidoria?

    O Canal de denúncias é muitas vezes confundido com a Ouvidoria, mas as duas ferramentas possuem funções distintas. No artigo de hoje, resolvemos destacar as diferenças entre
    LEIA MAIS