Início » Governança Corporativa » Canal de Denúncias » Canal de Denúncias e Compliance na Indústria Farmacêutica – Descubra a Importância
Canal de Denúncias e Compliance na Indústria Farmacêutica
Fonte: Freepik

A indústria farmacêutica demanda forte regulamentação para a proteção da saúde dos usuários que utilizam os medicamentos.  

Para garantir esta qualidade, o setor de Compliance e Canal de Denúncias são fundamentais.

Qual a importância do Compliance e Canal de Denúncias para a indústria farmacêutica?

Estar em compliance no setor farmacêutico é de suma importância, pois todos os aspectos do seu cotidiano devem estar pautados na ética e transparência, devido à natureza do seu trabalho, que impacta diretamente a vida e saúde das pessoas. 

O canal de denúncias e um Programa de Integridade são importantes para prevenção de diversos riscos como:

Os medicamentos

Representam um fator de alto risco, podendo causar graves danos e levar as pessoas a morrerem ou a ter reações graves, se não forem bem informadas sobre os efeitos colaterais das medicações.

A indústria pode ter problemas sérios de imagem, processos e outras perdas financeiras. 

Por isto, a divulgação de uma medicamento deve ser completo e atualizado conforme a RDC nº 96 da ANVISA.

Crimes de caráter ambiental

A poluição gerada pelas indústrias farmacêuticas causa prejuízos à saúde da sociedade, através dos resíduos descartados no meio ambiente que, se não forem controlados corretamente podem contaminar água, solo e ar.

Brindes

É corriqueira a troca de brindes e presentes dentre os profissionais da saúde e o setor farmacêutico para que seus medicamentos possam sejam prescritos.

No entanto, segundo Acordo Setorial de Ética e Saúde, brindes devem ter valor genuinamente educacional e/ou científico,  não podendo ser em valor de dinheiro ou outra sorte de presentes.

O canal de denúncias auxilia na fiscalização e na promoção da cultura ética e para que este comportamento não seja tolerado. 

Corrupção

O setor da farmacêutico tem uma forte interação com os órgãos públicos, por isto, é preciso ter um forte Programa de Compliance e um canal de denúncias externo.

O canal de denúncias externo é um dos mecanismos mais eficazes para detectar fraudes, corrupção e demais irregularidades. 

 O canal de denúncias é um mecanismo que auxilia a promover a transparência e a ética nas empresas  e assim, proteger a sua reputação.

Agora que você já sabe a importância do canal de denúncias no setor farmacêutico, descubra mais sobre o ESG e canal de denúncias como diferencial na retomada econômica.

Veja também: Solução de Canal de Denúncias para reduzir casos de fraude e assédio de forma inteligente