
O canal de denúncias é um mecanismo capaz de prevenir casos de assédio, corrupção, fraude e promover um ambiente mais ético nas empresas.
Além disso, a Regulamentação brasileira de programas de compliance estabelece que o canal de denúncias é um dos principais pilares para a implementação de um Programa de Compliance bem-sucedido.
No entanto, não basta implementar o canal de denúncias sem a sua ampla divulgação para todos os colaboradores, stakeholders, clientes e comunidade.
No artigo de hoje, você irá aprender as melhores práticas de divulgação de um canal de denúncias.
Afinal de contas, como divulgar o canal de denúncias?
Primeiramente, um processo de comunicação assertivo e transparente fortalece as relações entre a empresa e os colaboradores, fornecedores, clientes e demais stakeholders.
Neste contexto, é preciso incentivar os funcionários e terceiros a utilizarem o canal.
De acordo com o público que irá utilizar o canal de denúncias, a organização deve considerar formas diferentes de divulgação.
Os meios de divulgação mais utilizados, são:
- Para o lançamento do Canal de Denúncias, treinamento de todos os funcionários a respeito do assunto;
- Abordagem posterior dos treinamentos introdutórios (novos funcionários) e periódicos;
- Divulgação no site institucional da organização;
- Confecção de folders e demais materiais impressos para divulgação nas áreas comuns: banheiros, portaria, copa (ou espaço destinado à alimentação), elevadores, mural de informes, quadro de avisos, entre outros;
- Caso a organização conte com frota, inserção de adesivos na parte interna e externa dos veículos;
- Inserção de adesivos nos crachás dos funcionários;
- Envio de e-mail para os funcionários e demais terceiros.
Vale lembrar que a divulgação deve ser constante. Um erro muito comum entre as empresas a divulgação do canal de denúncias apenas na época de lançamento.
É necessário criar uma rede de comunicação para que as informações sobre o canal sejam divulgadas periodicamente, usando não somente veículos internos da organização, mas também por meio das lideranças, durante as reuniões com suas equipes.
Agora que você já aprendeu como divulgar o canal dentro de sua empresa, não deixe de conferir quias são os 6 Grandes Benefícios do Canal de Denúncias.
Veja também: Solução de Canal de Denúncias para reduzir casos de fraude e assédio de forma inteligente




