conflito de interesses

Em primeiro lugar quando pensamos em Conflito de Interesses é muito comum avaliarmos apenas a classe política. No entanto, esta questão está muito presente dentro das empresas privadas.

No artigo de hoje, abordaremos sobre o que é o Conflito de interesses e como o Canal de Denúncias pode prevenir essa ilegalidade dentro da sua empresa.

O que é o Conflito de interesses?

O Conflito de Interesses ocorre quando a tomada de decisão sobrepõe os interesses da empresa em favor dos objetivos particulares.

De forma técnica, conforme à Norma de Certificação de Sistemas de Gestão de Compliance Antissuborno, NBR IS0 37001:2016, pode ser conceituado como: “situação em que interesses do negócio, financeiros, familiares, políticos ou pessoais possam interferir no julgamento das pessoas exercendo suas funções para a organização.”

Onde podemos enxergar o conflito de interesses nas empresas?

  • Colaborador que contrata parente como fornecedor da empresa;
  • Colaborador que aceita brindes e viagens de um fornecedor e opta por contratá-lo;
  • Gestor que tem relação com determinado vaga de emprego aberta;
  • Colaborador que tem parentes em empresas concorrentes e que faz intercâmbio de informações confidenciais;
  • Relacionamento íntimo entre colaboradores que com relação de subordinação hierárquica na empresa.

O conflito de interesse deve ser abordado no Código de Conduta das empresas, uma vez que cabe a empresa definir os limites que estão de acordo com seus valores.

Como o Canal de Denúncias pode contribuir para prevenir esta prática?

Um canal de denúncias externo e bem estruturado é necessário para que os colaboradores e terceiros reportem a ocorrência de conflito de interesse dentro da empresa.

É importante ressaltar que a confidencialidade é primordial para que o Canal de Denúncias tenha plena efetividade. Caso ao contrário, os colaboradores se sentirão intimidados e não irão utilizar o canal.

Diante disso, as empresas têm preferido canais externos para operacionalizar as funções do canal.