O Canal de denúncias é um dos principais pilares de um Programa efetivo de Compliance.
Segundo The Association of Certified Fraud Examiners – ACFE, a maior organização antifraude do mundo – os prejuízos com atos fraudulentos são estimados em torno de U$ 6,3 bilhões anuais, representando cerca de 5% das receitas das empresas.
O canal de denúncia se apresenta como a principal ferramenta para detectar irregularidades, tendo colaborado com a detecção de 42% dos casos de fraudes em organizações .
Todavia, algumas empresas não sabem como implementar um canal de denúncias.
Neste artigo você irá aprender o passo a passo para a criação de um canal de denúncia na sua empresa.
Confira.
Como Implementar um Canal de Denúncias na sua empresa?

Código de Conduta
O Código de Conduta é a Carta Magna de uma empresa. Nele, são incluídos as normas que os colaboradores devem seguir, os valores, diretrizes e como solucionar os conflitos e quais comportamentos são aceitos.
Escolha do Canal
A forma adotada pelas organizações para o canal de denúncia pode variar entre uma operação independente, operada por terceiros externamente, ou desenvolvida internamente, operado por equipe da organização ou por equipe externa subordinada à administração da entidade (Burkert, 2000).
Já abordamos no texto anterior as vantagens de um canal externo sob um interno. O canal interno assegura o anonimato do denunciante que é uma dos requisitos dispostos no artigo 42, X do Decreto-Lei 8420/15.
Divulgação do canal
É primordial que a alta liderança esteja comprometida em divulgar o canal de denúncias e o código de conduta. Sem a ampla divulgação, o canal não irá atingir os resultados.
Sugerimos que sejam feitas reuniões e treinamentos para que todos os colaboradores saibam que podem denunciar as irregularidades tendo seu anonimato resguardado.
O canal também deverá ser divulgado através do site institucional, grupos de whatsapp, comunicados internos periódicos, campanhas e cartazes em locais de grande fluxo de funcionários e também de pequeno fluxo como banheiros.
Investigações internas
Após a realização de uma denúncia, a empresa deverá investigar os indícios de comportamentos antiéticos noticiados e tomar as atitudes necessárias.
Mensurar o resultado
Por último, é necessário checar a usabilidade do canal de denúncias, criando indicadores para monitorar se o canal está sendo utilizando da forma pela qual foi planejado.
É necessário aferir se as denúncias estão sendo verificadas e se houve melhora no ambiente organizacional.
Agora que você já aprendeu como implementar um Canal, confira quais são os 6 Grandes Benefícios do Canal de Denúncias.
Veja também: Solução de Canal de Denúncias para reduzir casos de fraude e assédio de forma inteligente