O Canal de denúncias é um dos principais pilares de um Programa efetivo de Compliance.

Segundo The Association of Certified Fraud Examiners – ACFE, a maior organização antifraude do mundo – os prejuízos com atos fraudulentos são estimados em torno de U$ 6,3 bilhões anuais, representando cerca de 5% das receitas das empresas.

O canal de denúncia se apresenta como a principal ferramenta para detectar irregularidades, tendo colaborado com a detecção de 42% dos casos de fraudes em organizações .

Todavia, algumas empresas não sabem como implementar um canal de denúncias.

Neste artigo você irá aprender o passo a passo para a criação de um canal de denúncia na sua empresa.

Confira.

Como Implementar um Canal de Denúncias na sua empresa?

Como implementar um canal de denúncias na sua empresa?

Código de Conduta

O Código de Conduta é a Carta Magna de uma empresa. Nele, são incluídos as normas que os colaboradores devem seguir, os valores, diretrizes e como solucionar os conflitos e quais comportamentos são aceitos.

Escolha do Canal

A forma adotada pelas organizações para o canal de denúncia pode variar entre uma operação independente, operada por terceiros externamente, ou desenvolvida internamente, operado por equipe da organização ou por equipe externa subordinada à administração da entidade (Burkert, 2000).

Já abordamos no texto anterior as vantagens de um canal externo sob um interno. O canal interno assegura o anonimato do denunciante que é uma dos requisitos dispostos no artigo 42, X do Decreto-Lei 8420/15.

Divulgação do canal

É primordial que a alta liderança esteja comprometida em divulgar o canal de denúncias e o código de conduta. Sem a ampla divulgação, o canal não irá atingir os resultados.

Sugerimos que sejam feitas reuniões e treinamentos para que todos os colaboradores saibam que podem denunciar as irregularidades tendo seu anonimato resguardado.

O canal também deverá ser divulgado através do site institucional, grupos de whatsapp, comunicados internos periódicos, campanhas e cartazes em locais de grande fluxo de funcionários e também de pequeno fluxo como banheiros.

Investigações internas

Após a realização de uma denúncia, a empresa deverá investigar os indícios de comportamentos antiéticos noticiados e tomar as atitudes necessárias.

Mensurar o resultado

Por último, é necessário checar a usabilidade do canal de denúncias, criando indicadores para monitorar se o canal está sendo utilizando da forma pela qual foi planejado.

É necessário aferir se as denúncias estão sendo verificadas e se houve melhora no ambiente organizacional.

Agora que você já aprendeu como implementar um Canal, confira quais são os 6 Grandes Benefícios do Canal de Denúncias.

Veja também: Solução de Canal de Denúncias para reduzir casos de fraude e assédio de forma inteligente