Um canal de denúncias versátil é essencial para as empresas e organizações que desejam promover um ambiente de trabalho seguro, ético e livre de condutas inadequadas. Além de garantir o sigilo das informações, é fundamental que a ferramenta seja multicanal, ou seja, ofereça diferentes formas de comunicação para que todos possam denunciar, independentemente de sua localização ou recursos tecnológicos disponíveis.
Sigilo e segurança
O anonimato é um dos principais aspectos de um canal de denúncias eficaz. O denunciante deve se sentir seguro e protegido ao fazer uma denúncia, sem medo de represálias ou retaliações. Ao oferecer diferentes canais de comunicação, as empresas podem dar aos stakeholders a opção de escolher a forma de contato mais confortável para eles.
Dessa forma, os denunciantes podem escolher o método mais discreto para realizar o relato. Isso significa que eles não precisam se preocupar em fazer uma ligação e arriscar serem ouvidos por alguém, o que pode ser uma preocupação real em situações sensíveis. Com opções de escolha, o manifestante tem mais controle e confiança para relatar problemas sem se expor desnecessariamente, aumentando a probabilidade de que se sinta seguro e confiante em relatar problemas.
Um Canal de Denúncias versátil garante a acessibilidade para todos
A acessibilidade é um fator crucial a ser considerado ao implementar um canal de denúncias. Nem todos os colaboradores têm acesso à internet ou facilidade para usar a web. Além disso, algumas empresas possuem colaboradores que trabalham fora dos escritórios. É importante considerar essas diferentes realidades e oferecer uma variedade de canais de comunicação para garantir que todos os colaboradores possam denunciar.
Ao considerar a acessibilidade para todos os colaboradores, as empresas demonstram um compromisso com a inclusão e a igualdade, criando um ambiente em que todas as vozes possam ser ouvidas e todos os problemas possam ser relatados, independentemente das barreiras que possam existir.
WhatsApp como uma ferramenta acessível
Uma das formas mais populares e acessíveis de comunicação no Brasil é o WhatsApp. Com uma presença de 99% nos smartphones do país, essa plataforma é amplamente utilizada e conhecida pela maioria das pessoas. Ao incluir o WhatsApp como uma opção de contato no canal de denúncias, as empresas podem garantir que os colaboradores tenham acesso a uma ferramenta familiar e fácil de usar para fazer as denúncias.
O Ouvidor Digital é pioneiro na utilização desse canal para captar denúncias com inteligência conversacional. Utilizando a API oficial do WhatsApp e com uso de automação, é garantido o anonimato do denunciante e o sigilo das informações trocadas com criptografia de ponta a ponta.
Leia também: Como convencer a gestão da sua empresa a aderir a um canal de denúncias
Um canal de denúncias versátil que garante sigilo e acessibilidade é fundamental para criar um ambiente de trabalho seguro e ético. O sigilo assegura que os denunciantes se sintam protegidos ao relatar problemas, enquanto a acessibilidade garante que todos, independentemente de sua localização, escolaridade ou recursos tecnológicos, tenham a oportunidade de fazer denúncias.
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